18 Mai 2020
3DS

Análise Pokémon Art Academy

Analisámos mais um título da série Art Academy, desta vez com a temática dos Pokémon.

Art Academy é uma série de jogos que existe desde 2009, lançado originalmente para a DSiWare, tendo depois um lançamento físico em 2010, ficando disponível para a Nintendo DS. Em 2012, teve direito a uma sequela para a Nintendo 3DS, e mais tarde, em 2013, um porte para a Wii U. Pokémon Art Academy é o primeiro jogo spinoff da série, com a temática do mundo dos Pokémon.

Analise

Óptimo para iniciantes

Em Pokémon Art Academy tomamos o papel de um jovem artista que se inscreve na academia de desenho, para aprender a desenhar. Nessa academia, os alunos desenham os vários Pokémon do universo da série, que depois são aplicados ao Trading Card Game (jogo de cartas) de Pokémon. O jogador tem uma variedade de desafios, templates e ainda a opção de desenho livre que lhe trará umas boas horas de desenho.

Nos desafios o jogador desenha os vários Pokémon, baseando-se numa imagem que está no ecrã superior, e dependendo da dificuldade, haverá cada vez menos ajudas, no ecrã de baixo. Nos primeiros desafios, o jogador tem as linhas para seguir, indicação de que cores usar, o que usar em cada fase, e ao mesmo tempo tem um pequeno tutorial antes de cada fase, para o jogador saber tudo o que tem fazer. À medida que avançamos nos desafios, começamos a ter cada vez menos ajudas, sendo a primeira alteração, a substituição das linhas de apoio por linhas e formas guias, ou seja, o jogador agora tem triângulos, círculos e até mesmo linhas que servem para ajudar a desenhar o Pokémon, baseando-se nestas mesmas, em vez de ter a forma do Pokémon traçada para desenhar por cima. A dificuldade é progressiva, sendo acompanhada de tutoriais de desenho fáceis de compreender, até ao ponto em que o jogador já está a desenhar livremente.

Analise

A dificuldade escala a um ritmo controlável pelo jogador

Para além dos desafios, o jogador tem o Free Paint, onde tem uma variedade de Pokémon para desenhar, mas sem qualquer tipo de ajudas, baseando-se apenas na imagem que aparece no ecrã superior ou então o modo Quick Sketch, onde o tipo de desenho é mais esboçado, com algumas ajudas.

A nível de som, o jogo encontra uma boa mistura de músicas da Nintendo, de títulos anteriores do Art Academy e novas adaptações de sons dos jogos Pokémon. O ecrã tátil responde perfeitamente às ações do jogador, mas presumo que seja melhor numa 3DS XL ou 2DS, visto que os ecrãs são maiores que os da 3DS normal.

Analise

Desperta o artista que há em ti

Em suma é um jogo divertido e ao mesmo tempo educativo, para quem tem interesse em aprender a desenhar, principalmente se for fanático por Pokémon. Comparativamente a outros títulos da série Art Academy, este parece estar mais organizado, com melhores ajudas e dicas para os menos experientes. O jogador pode depois partilhar as suas obras de arte no Miiverse, visto que ficam todas guardadas num album. Se forem fãs de Pokémon e tiverem interesse em aprender a desenhar, este é o jogo indicado para vocês.

[display_label style=success]Pontos Positivos[/display_label]

  • Tutoriais explícitos e fáceis de entender
  • Uma boa combinação entre duas séries de jogos
  • A dificuldade escala bem

[display_label style=negativo]Pontos Negativos[/display_label]

  • Não é prático numa 3DS normal

Related posts