Quem disse que passar um tempo numa masmorra seria mau?

Brave Dungeon é um dungeon crawler criado pela Inside System, a empresa responsável por The Legend of the Dark Witch. O jogo é bastante simples nas suas mecânicas e algo repetitivo, mas a verdade é que sendo um jogo de baixo custo, o resultado final não é nada mau, muito antes pelo contrário.

Em termos de narrativa, esta é praticamente inexistente e bastante genérica. Temos então de encontrar uns cristais mágicos chamados Syega que oferecem aos humanos uma série de poderes especiais (onde é que eu já ouvi isto?). Controlamos Al nesta demanda com a ajuda de outros personagens e podemos começar a explorar o mundo de Belfer Island.

Temos então uma série de masmorras para percorrer, todas elas bastante extensas e cheias de segredos. Este é o ponto em que Brave Dungeon se torna num título agradável e bastante aliciante. É muito recompensador explorar bem as masmorras e os combates são bastante simples e rápidos, de forma a não se tornarem aborrecidos. É ainda possível explorar qualquer masmorra logo de inicio, sendo que no final de cada uma teremos um boss à nossa espera. O mapa de cada masmorra vai ficando disponível à medida que vamos avançado, de forma a tornar a exploração mais interessante.

O combate é por turnos e apesar de simples, conta ainda com umas boas animações gráficas. A procura constante por melhores equipamentos e melhorias de personagem, garantem motivos mais que suficientes para aproveitarmos todas as batalhas.

Um aspecto que me surpreendeu muito pela positiva foi a banda sonora. Normalmente este tipo de jogos não conta com uma grande obra musical mas Brave Dungeon tem uma série de faixas muito boas que tornam o jogo mais vivo e intenso. Os sprites coloridos tornam as personagens visualmente atractivas e há uma série de inimigos igualmente bem conseguidos.

Brave Dungeon é um jogo simples mas dado o seu baixo preço, torna-se uma opção válida para quem quiser limpar pisos atrás de pisos de monstros em busca de melhores itens. Não é de todo um jogo inovador mas reúne uma série de ideias e conceitos conhecidos e torna-os apelativos e apetecíveis a qualquer jogador, mesmo para aqueles que nunca jogaram um título deste género.

Este jogo mostra ainda que, apesar da sua simplicidade e de não oferecer nada de verdadeiramente novo, é possível criar um bom jogo e acessível a uma variado número de jogadores.