Uma pequena surpresa na nossa órbita.

6180 The Moon é um puzzle platformer em 2D produzido pela Turtle Cream (a sério?), em conjunto com a PokPoong Games.

 

No jogo encaramos o papel da lua, e vamos acompanha-la na sua viagem pelo sistema solar à procura do sol, que misteriosamente desapareceu. Teremos de resolver uma série de puzzles para chegar ao fim de cada nível, evitando qualquer obstáculo. Para começarmos o jogo, não necessitamos de um tutorial, visto que a simplicidade do jogo resume-se a três botões: esquerda, direita e saltar. Tudo o resto requer pensamento e muita tentativa e erro.

Tivemos a oportunidade de analisar a versão 3DS, que por sua vez, em conjunto com a Wii U acabam por ter a maneira mais interessante de o jogar. Os puzzles estão divididos pelos dois ecrãs, havendo uma continuidade infinita entre os dois. Quando caímos do ecrã de cima, aparecemos no de baixo, e quando caímos no de baixo, aparecemos no de cima. Isto adiciona alguma dificuldade e desafio ao jogo, visto que por vezes perdemos a noção de onde a lua está e onde ela vai cair. Cabe a nós calcular o que há em cada ecrã e o caminho que temos de fazer, sabendo o que existe em cada um deles.

À medida que vamos progredindo os desafios vão ficando cada vez mais complexos, introduzindo novas mecânicas, levando a que tenhamos de perceber os timings e os percursos ideias.

Ao contrário do The Impossible Game, um jogo muito parecido mas com mais ação devido à musica tecno, aqui somos apresentados a uma banda sonora calma, tentando dar-nos uma experiência mais relaxada e esotérica.

6180 The Moon é um jogo curto, com poucos níveis, mas com muitas horas pela frente até dominarmos todas as mecânicas e completarmos os níveis. Nunca nos sentimos injustiçados, porque todas as falhas são culpa do jogador e a prática levará à perfeição. Se precisarem de um jogo para queimar pequenos intervalos de tempo, este é uma excelente opção.

6180 The Moon está disponível para PC, Mac, Xbox One, Wii U e exclusivamente para a New 3DS, no entanto recomendo a versão Wii U ou New 3DS devido ao aproveitamento dos dois ecrãs.